Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Saúde - Como aumentar a imunidade

O inverno é a época do ano que mais encontramos pessoas resfriadas, gripadas ou com algum tipo de alergia! Existem, ainda, pessoas que ficam assim durante o ano todo! São pessoas que muitas vezes tem baixa imunidade! O sistema imune do nosso corpo é responsável por nos proteger de infecções oriundas das mais diferentes fontes. Ter uma imunidade fortalecida não é só importante no inverno, mas também durante todo o ano e ao longo da vida! Hoje falaremos de algumas formas que ajudam a aumentar a imunidade do organismo!



Uma boa alimentação:

O sistema imune é composto por células e anticorpos responsáveis pela defesa do organismo. E esses componentes estão em constante renovação. Para a formação desses componentes é fundamental a presença de proteínas, carboidratos e lipídeos. E como conseguimos isso: com a alimentação!

A melhor forma de manter o organismo equilibrado é com uma alimentação adequada! Principalmente com ingredientes certos! Segundo especialistas, se você consumir a recomendação diária de frutas e vegetais, isso já garantirá uma defesa melhor!

Alguns aliados da boa imunidade:

Frutas cítricas: são ricos em antioxidante, o que aumenta a resistência do organismo. Está presente em laranjas, acerolas, kiwis, tomates, além de brócolis, couve e pimentões verde e vermelho.



Vegetais verdes escuros: alimentos que apresentam cálcio e ácido fólico, nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. São eles: brócolis, couve, espinafre, feijão, cogumelo (shimeji) e fígado.



Alimentos ricos em zinco: esse nutriente combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico; está presente na carne vermelha, ostras, cogumelos, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha e grão de bico).



Oleaginosas: são alimentos ricos em vitamina E, que é benéfica principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica devido à idade. Estão presentes nas nozes, castanhas e óleos vegetais, tais como de girassol, gérmen de trigo, milho e canola.



Tomate: Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.



Gengibre: Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre ajuda a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.



Pimenta: A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.



Evite o estresse:
O estresse libera hormônios (os corticosteroides) que diminuem a imunidade. É difícil, mas tente relaxar e ter mais tranquilidade ao encarar atividades estressantes! Agora se isso for quase impossível, pratique atividade física! Além de reduzir o estresse, a prática melhora a saúde global do organismo.



Exercício físico: quando regular, o exercício físico fortalecerá o sistema imunológico, aumentando a atividade das células protetoras. Mas cuidado! Exercícios muito intensos e prolongados podem aumentar o risco de infecções!



Tenha uma boa noite de sono: Quem já não teve uma péssima noite de sono e percebeu que o dia piorou, feito uma bola de neve? Um bom sono é fundamental para a saúde do organismo! As noites mal dormidas aumentam o estresse e reduz a imunidade.



Beba água: Todo mundo sabe da importância da água no nosso organismo! Além de ajudar na renovação das células, a água lubrifica as vias aéreas, evitando infecções e alergias.



Mantenha a higiene: Lave sempre muito bem as mãos antes de refeições e após o uso do banheiro. 
Não exagere: Evite o consumo excessivo de gorduras, alimentos enlatados ou pré-preparados (cheios de conservantes químicos), álcool, cigarros, exercícios físicos extenuantes ou noites sem dormir. Mantenha sempre o equilíbrio!



Tome sol no início das manhãs: Devido à produção de vitamina D, o sol matinal ajuda, também, a fortalecer a imunidade.
Evite ambientes fechados e com muitas pessoas: Está certo que é difícil manter a janela aberta diante daquele vento frio. Mas evite ficar em ambientes fechados, “quentinhos”, pois assim facilita a disseminação de vírus pelo ar.

Com essas dicas você poderá fugir do resfriado e aproveitar ainda mais o inverno!

Te espero no próximo post! Até lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário