Enquanto preparava meu casamento, não fazia ideia de que boa parte do dinheiro iria embora com pequenos detalhes. Sempre pensava no montante maior como recepção, buffet e decoração. Ao contratar uma assessora que nos auxiliou nos gastos, ela nos norteou e nos ajudou a planejar e organizar o casamento dos nossos sonhos. Quando não há planejamento e organização o casal pode passar de "casal sonhador" para "casal falido".
Minha assessora passou uma tabela com porcentagem de gastos que ajudou (e muito!) a nortear gastos e colocar os pés no chão.
Hoje, o mercado de casamento movimenta milhões de reais todo ano, portanto há um vasto guia de fornecedores que cabem em todos os preços e todos os gostos! O que sempre vale a pena é pesquisar muito e negociar mais ainda. É interessante sempre pedir ajuda à outra pessoa na hora da negociação, pois os noivos negociam os sonhos, agora uma outra pessoa poderá negociar o real valor das coisas, cabendo a ela questionar se o valor realmente é válido ou não!
Nesta tabela não incluí gastos com vestuário dos noivos nem lua-de-mel. Lembre-se que é somente uma dica para nortear os gastos! Os valores devem ser mudados de acordo com a realidade e o desejo de cada casal!
Buffet e recepção: nesse item inclui o aluguel do salão, toda a parte de alimentação, incluindo doces, bem-casados, bolo e bebidas.
Iluminação: no meu orçamento foi incluído pois o local não possuía iluminação própria. Se você optar por casar durante o dia, esse valor poderá ser reduzido ou até mesmo zerado.
Decoração: nesse item inclui toda a decoração do evento, incluindo igrejas, salões, festa; buquê da noiva e das daminhas (quando houver).
Música: inclui desde músicos da igreja (quando houver) até bandas ou DJ's na festa.
Note que esse orçamento possui itens específicos. Esse gráfico vai variar de acordo com o casamento e o sonho de cada um!
Espero que tenha ajudado!!
Te espero no próximo post!
By Eliziana dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário