Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Vinhos – Como harmonizar o vinho e a comida

O vinho é o acompanhante ideal para as refeições! Entretanto, a diversidade de vinhos aumentou e os detalhes de cada tipo de vinho se tornou importante para combinar com algum prato específico que você queira servir, ressaltando as características e criando um conjunto sensorial de grande prazer.
Aqui sugerimos experiências pessoais de combinação de vinhos e pratos. Mas não se esqueça: tudo dependerá da preferência pessoal e da criatividade de cada um!

Fondue



O inverno combina com ... Fondue! Ou em qualquer época da estação! Seja para aproveitar um momento a dois ou para se reunir com os amigos, o fondue sempre é uma boa pedida!

Fondue de carne – não há dúvidas: vinho tinto!
Fondue de queijo – Vinho branco. Além do mais, na própria receita do fondue, criada pelos suíços, usa-se o vinho branco. Os vinhos das uvas Sauvignon Blanc e Gewürztraminer são ácidos e perfumados, conflitando com o sabor dos queijos. Os vinhos com sabor amadeirados combinam muito bem!
Fondue de chocolate – Vinho Tinto encorpado doce. Se usar chocolate amargo dê preferência aos vinhos do porto.

Queijos



Embora seja tradicional, a combinação queijo e vinho pode parecer tarefa fácil, o que não é verdade. Por ser um produto isolado, o queijo, principalmente os queijos fortes, podem acabar com a harmonização. Quanto mais duro for o queijo (por exemplo, o queijo parmesão) mais tânico pode ser o vinho. Quanto mais cremoso o queijo, mais ácido o vinho. Queijos azuis combinam com vinhos doces; queijo gorgonzola combina com vinhos tintos fortes. Queijos frescos e sem casca pedem vinhos brancos leves. Os queijos mais suaves, como o tipo Emmenthal e Gruyère, aceitam vinhos tintos suaves. Os queijos de massa mole (queijo de cabra e a ricota) combinam com vinhos brancos leves e aromáticos.

Massas



O que determinará o vinho ideal para acompanhar a massa, será o molho! Os molhos à base de tomate combinam com o vinho rosé; os molhos com carne combinam com o vinho vermelho e àqueles feitos com creme combinam com o vinho branco.
As massas ao molho carbonara (molho à base de creme, ovo e bacon) combina com o vinho branco seco, equilibrando a acidez e a gordura. Massas com frutos do mar combinam com o vinho branco. Massas ao pesto (feito à base do azeite de oliva, alho e manjericão) combinam com vinhos brancos, equilibrando o aroma e a riqueza de sabor.

Carnes



Carnes brancas: grelhadas ou em molhos leves combinam com um vinho branco seco jovem ou maduro e tinto jovem. Grelhadas em molho forte: Vinho tinto maduro.
Carnes vermelhas: grelhadas ou em molhos leves combinam com vinho tinto jovem; e em molhos fortes com vinho tinto maduro.

Sobremesa



Com doces a combinação de vinho branco doce de qualidade fica perfeita! Vinho fortificado Demi-se ou Espumante são boas pedidas!

O vinho assim como tudo na vida é uma questão de gosto! Permita-se a novas descobertas! E aproveite!

Te espero no próximo post! Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário